12/30/2011

Willard Wigan


Disléxico (dificuldade na aprendizagem da decodificação das palavras) desde menino, com dificuldades ainda de ler e escrever, começou a fazer esculturas com apenas 5 anos de idade, e mais tarde tornou-se o mais famoso micro miniaturista. Algumas obras chegam a medir apenas 0.005 mm de altura. Chegou a receber das mãos do Príncipe Charles o MBE, que é uma das maiores honras que um civil pode receber, devido às suas contribuições à arte.
Ele faz suas mini-esculturas usando grãos de areia, fibra de pó, nylon, ouro e até teia de aranha e até pelo de mosca morta por causas naturais (ele não mata moscas e insetos para colocar em sua arte) e os coloca depois dentro do buraco de uma agulha, ou na ponta de um alfinete, que a olhos nus, não dá para ver.
Wigan reduz a respiração e as batidas de seu coração drasticamente com a ajuda de uma técnica especial de meditação para garantir firmeza em suas mãos e conseguir executar suas obras.
Abaixo ele revela um dos momentos em que sua respiração o atrapalhou:
    “Foi uma das piores coisas que aconteceu a mim”, disse Willard Wigan, a 50 anos de idade, escultor de Birmingham. “Eu estava esculpindo todo o elenco de Alice no País das Maravilhas, e eu estava realmente ansioso para acabá-lo, ele provavelmente teria sido a minha melhor peça.
    “Mas quando eu estava prestes a pôr Alice junto aos outros personagens”. Eu a inalei. Eu respirei no momento errado, e ela se foi. No meu pânico, eu acidentalmente eliminei alguns dos outros personagens também.”









Galeria de Willard Wigan

Nenhum comentário:

Postar um comentário